sexta-feira, 17 de outubro de 2008

MATRIX - O que é o real?

Da realidade confrontada à ilusão do quotidiano

Matrix tem como tema a luta do ser humano, por volta do ano de 2200, para se livrar do domínio das máquinas que evoluíram após o advento da inteligência artificial. Em um recurso extremo para derrotar as máquinas, a humanidade cobriu a luz do sol para cortar o suprimento de energia das máquinas, mas elas adotam um solução radical: como cada ser humano produz, em média, 120 volts de energia elétrica, começam a cultivá-los em massa como fonte de energia. Para que o cultivo fosse eficiente, os seres humanos passaram a receber programas de realidade virtual, enquanto seus corpos reais permaneciam mergulhados em habitáculos nos campos de cultivo. Essa realidade virtual, que é um programa de computador ao qual todos são conectados, chama-se Matrix e simula a humanidade do final do Século XX.

O filme é repleto de mensagens sutis, dentre as quais a de que a máquina jamais controlará o homem, pois seu "comportamento" é baseado em programas e programas podem ser entendidos pela complexa mente humana que transcende a simples racionalidade da lógica ao constituir o ser integralmente.

(in Wikuipédia)

2 comentários:

mimanora disse...

O quotidiano pode ser uma ilusão, por isso nos desiludimos algumas, tantas vezes...
Uma ilusão é quase uma ficção, porque existe também o sonho que às vezes parece tornar-se real!
O que queremos às vezes está longe de nós e qualquer indicio que nos possa parecer indicar que pode estar ao nosso alcance nos anima e nos pode iludir...

Matrix disse...

Realidade.... o que é real afinal?
Cada qual temos a nossa realidade, os nossos sonhos, as nossas ficções.
Mais haverá a dizer qualquer dia!