sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Natal e Filhos...

Desde há alguns anos a esta parte, em casa dos meus pais, onde se reúnem todos os filhos e netos (já são 15!) na noite de 24 de Dezembro, introduziu-se o hábito de, começando pelo filho mais velho, escrever ou ler um qualquer texto alusivo ao Natal de forma a dar sentido à noite e à consoada.
Mas este ano a minha mãe juntou um texto com mais de 1600 anos… terrível de tão actual que é!!!
“O bem dos vossos filhos será o que eles próprios tiverem escolhido: não sonheis ver realizados neles os vossos desejos. Bastará que saibam amar o bem e defender-se do mal, e que tenham horror à mentira. Não pretendeis pois desenhar o seu futuro; sede antes orgulhosos de eles tomarem o seu futuro nas mãos, mesmo quando vos parecer que eles vos esquecem. Não encorajeis ingénuas ideias de grandeza, mas se Deus os chamar a fazer qualquer coisa de bom e grande, não sejais obstáculos que os impeçam de voar. Não vos arrogais o direito de tomar decisões por eles, mas ajudai-os a compreender que é preciso escolher e que não devemos admirar-nos se o que eles amam exige esforço e por vezes faz sofrer, porque não se pode suportar uma vida vivida para nada. Mais do que os vossos conselhos, é a estima que eles têm por vós e a estima que vós tendes por eles que os ajudará; mais do que por mil recomendações esmagadoras, eles serão ajudados pelos gestos que tiverem visto em casa. (…) Todos os discursos sobre a caridade não me ensinarão mais do que o gesto da minha mãe que manda entrar um vagabundo cheio de fome; e não conheço melhor gesto para mostrar o orgulho de ser homem do que quando o meu pai vai defender um homem acusado injustamente. Que os vossos filhos vivam em vossa casa no bem-estar que põe à vontade e encoraja a sair de casa, porque ele põe em ti a confiança de Deus e o gosto de uma vida bem vivida.”
Stº Ambrósio, Bispo de Milão (séc. IV)

9 comentários:

eva disse...

"porque não se pode suportar uma vida vivida para nada"... Gostei muito do texto! E das leituras na noite de consoada! Fazem muito sentido!

Matrix disse...

Eva ... exactamente!
É por isso mesmo que o texto termina "o gosto de uma vida bem vivida"!
É exactamente aquilo que todos (ou quase todos...)queremos!

Um gajo qualquer... disse...

Obrigado por o partilhares connosco Matrix!!

Abraço

mimanora disse...

É um texto sábio e lindo!
Tão antigo e tão actual " o gosto de uma vida bem vivida" será o aproveitar de cada momento sem complicar?
Gostei muito Matix e a escolha da tua Mãe (como sempre) foi acertada :)

Matrix disse...

Mimanora, julgo que o gosto de uma vida bem vivida será certamente o gosto de uma vida vivida com sentido... com sumo e que fará história

Albertino disse...

Meu querido AMIGO...

Nesta tarde em que a chuva cai lá fora e o frio abundam, em que o cansaço físico apela ao interior humano que sou para serenar, vim até aqui...
Confesso que apetecia escrever algo em todas as postagens... sobre a vida, o compromisso matrimonial, o processo da azeitona até ser o bom azeite - e ali uma foto de amigos - até a este texto lindo escolhido pela senhora sua mãe, senhora que tanto estimo e a quem por aqui - ainda que fique no silêncio - envio um beijinho especial.
Mas é precisamente neste dia da Sagrada Família e com este texto tão velhinho deste grande Doutror da Igreja que acabo por deixar que o coração, mais que a razão, se faça sentir no teclado pela ponta dos meus dedos.
Quantas pessoas partilham o que tentaram dar aos filhos, no sentido de estar a fazer o bem e depois as consequências nem sempre são as sonhadas.
Educar é ajudar a crescer humanamente para depois, com maturidade poder discernir o melhor caminho.
Este Doutor sabia bem que jamais podemos fazer a cabeça de quem quer que seja e muito menos dos filhos. É um facto que eles serão o reflexo do que aprenderam dos pais, no futuro, mas também do que desaprenderam ou que a sociedade e a falta de valores lhes incutiu.
Não posso, não devo, não quero fazer qualquer comentário mais profundo mas apenas deixar a minha presença neste espaço e recordar tanta coisa... partilha de vida, Amizade, experiência humana, confiança e oração.
A estes níveis a minha gratidão e a certeza de que estou muito unido.
Podia dizer eu também "Pakaka" mas... não quero "roubar" o privilégio da filha princesa.
Então olho mais alto e digo simplesmente que sempre estarei por perto quando surgir "uma apitadinha" que traz em si um abraço muito amigo.
Dixit!

Anónimo disse...

Se todos partilhássemos o que é belo o mundo também o seria um pouco mais.
Obrigada e Feliz Ano Novo.
Eva

Matrix disse...

"Se todos partilhássemos o que é belo"
É isso mesmo Eva!
É isso que muito faço com os meus Amigos, partilha de vidas, de ideias ou ideais, de dor, de felicidade, de esperança... Afinal é isso fazem os Amigos!!!
(certo Albertino?)

Lu disse...

Este texto é fantástico, tal como dizes "...terrível de tão actual que é!" Adorei!!! :)
E a ideia de lerem um texto na noite é fantástica!!! ;)

Beijos